A Central de Balanços brasileira é um projeto integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), em fase inicial de desenvolvimento, que deverá reunir demonstrativos contábeis e uma série de informações econômico-financeiras públicas das empresas envolvidas no projeto.
Entende-se que todas as sociedades obrigadas a publicar suas demonstrações contábeis tenham que participar. Para as demais sociedades, a adesão deverá ser voluntária.
As informações coletadas serão mantidas em um repositório e publicadas em diversos níveis de agregação. Esses dados serão utilizados para geração de estatísticas, análises nacionais e internacionais (por setor econômico, forma jurídica e porte das empresas), análises de risco creditício e estudos econômicos, contábeis e financeiros, dentre outros usos.
A Central tem como objetivo a captação de dados contábeis e financeiros (notadamente as demonstrações contábeis), a agregação desses dados e a disponibilização à sociedade, em meio magnético, dos dados originais e agregados.
Sua implantação se dará em duas fases:
Primeira fase: Contempla as demonstrações e informações contábeis de publicação obrigatória (Balanço Geral, Convocações e Atas de Assembléias, etc);
Segunda fase: Abrange Informações Econômico-Financeiro-Contábeis de caráter diversificado, muitas delas exigidas redundantemente pelos vários órgãos reguladores federais.
fonte: http://www1.receita.fazenda.gov.br/outros-projetos/central-de-balancos.htm ADAPTADO
Deixe um comentário