CENTRAL EM BH ATENDE A MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

22 jul

Em funcionamento desde 1º de julho, o espaço oferece informações para quem pretende aderir à nova figura jurídica



Brasília – O Sebrae em Minas e parceiros criaram em Belo Horizonte a Central de Atendimento ao Empreendedor Individual. Desde a entrada em vigor da nova figura jurídica, em 1º de julho, o espaço recebe uma média de 50 visitas por dia de pessoas que buscam informações sobre o assunto. Já os telefones da Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800) atendem a cerca de 140 ligações diárias desde aquela data.

A Instituição estima a existência de 1,2 milhão de empreendedores individuais no Estado e estabeleceu como meta formalizar 102 mil até o fim de 2010. Mara Veit, gerente de Atendimento Individual do Sebrae no Estado, informa que os visitantes buscam informações sobre os benefícios que terão direito, como assistência previdenciária, e sobre a possibilidade de expandir seus negócios ao se formalizar. “Muitos querem vender para outras empresas, só que não fazem isso por não terem um CNPJ”, exemplifica Mara. “Vários empreendedores estão ansiosos para se formalizar””, revela a gerente.

A Central funciona por meio de parceria do Sebrae/MG, INSS, Banco do Brasil, Prefeitura de Belo Horizonte, Junta Comercial e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-MG). Nela existem cinco computadores à disposição para cadastramento dos empreendedores individuais. Quem quiser ir até o local para se formalizar contará com a assistência de cinco funcionários do Sebrae e de dez da Junta Comercial. Os empreendedores já sairão da Central com seu CNPJ.

Nair Andrade, gerente de Políticas Públicas do Sebrae/MG, diz que a Central de Atendimento procura sensibilizar os empreendedores individuais sobre a importância da formalização. “Mostramos que se trata de uma questão de cidadania, que eles terão benefícios sociais como o direito à aposentadoria e ainda contarão com vantagens como acesso a crédito, tratamento fiscal diferenciado e a possibilidade de participar de compras públicas”, mostra Nair.

De 9 a 10 de julho, em Belo Horizonte, o Sebrae e parceiros promoveram a programação ‘Meu Primeiro Negócio’, com palestras, clínicas tecnológicas, workshops, cursos e orientação empresarial. Com público de 10 mil pessoas, o evento focou na figura do Empreendedor Individual. Na ocasião, foram abordados temas como plano de negócio, planejamento financeiro e o papel de cada órgão envolvido com a formalização dos empreendedores individuais.

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior, na sexta-feira (24), São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem começar a cadastrar os empreendedores individuais por meio do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).


Serviço:

Centra de Relacionamento do Sebrae – 0800 570 0800


Fonte: Agência Sebrae de Notícias – em 21/07/2009

Autor: Marcelo Araújo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: